quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Sugestão Literária da Semana !!!



«Ricardo Marques traz-nos, através do olhar do jornalista, uma teia de diferentes homicídios e das formas como a PJ os abordou. Como resolveu muitos e deixou alguns por resolver. Recupera memórias recentes, casos de grande visibilidade mediática. Não se coloca na posição do moralista, hoje muito em voga nalgum jornalismo de emoções, apenas reconstrói factos sem deles querer ser juiz ou fazer homilia. É um livro bem escrito. Que nos conduz às entranhas do homicídio. (…)» Francisco Moita Flores

A história de qualquer homicídio é a história das pessoas que morrem, das pessoas que matam e das que tentam encontrar os responsáveis pelo crime.
São histórias de crimes cometidos por dinheiro, por ciúme, por loucura.
As armas são pistolas, caçadeiras, facas ou as próprias mãos. Os assassinos são homens e mulheres, novos e velhos.
Desde o pacato cabo da GNR que matou três raparigas, ao reformado que um dia assassinou metade de uma aldeia e se suicidou, passando pelo famoso caso da Praia do Osso da Baleia e pela sucessão de mortes ligadas aos estranhos negócios da noite do Porto.
A psicologia do assassino é um mistério difícil de desvendar. Mas será que os portugueses têm um modo especial de matar?
Ricardo Marques vai para além dos crimes que abundam nas páginas dos jornais.